Os requisitos não funcionais são aqueles que especificam as características do sistema que dizem respeito à sua qualidade, como usabilidade, confiabilidade, performance, entre outros. Esses requisitos são importantes para o sucesso do sistema, pois determinam como o sistema deve se comportar em relação ao seu usuário.
Os requisitos não funcionais são divididos em dois grandes grupos: os requisitos de engenharia de software e os requisitos de negócio. Os requisitos de engenharia de software especificam as características do sistema que dizem respeito à sua qualidade, como usabilidade, confiabilidade, performance, entre outros. Já os requisitos de negócio especificam as características do sistema que dizem respeito às suas funcionalidades, ou seja, às tarefas que o sistema deve realizar.
Os requisitos não funcionais são importantes para o sucesso do sistema, pois determinam como o sistema deve se comportar em relação ao seu usuário. Por exemplo, um sistema que não seja usável pode ser muito difícil de ser usado pelo usuário e, consequentemente, será pouco eficiente. Além disso, os requisitos não funcionais também podem influenciar na escolha da tecnologia a ser utilizada na implementação do sistema.