requisitos funcionais e não funcionais

Os requisitos funcionais são os requisitos que descrevem o que um sistema deve fazer, ou seja, sua funcionalidade. Já os requisitos não funcionais são aqueles que descrevem as características do sistema, como por exemplo, performance, usabilidade, etc.

Os requisitos funcionais são geralmente descritos utilizando a notação UML, enquanto os requisitos não funcionais são descritos utilizando a notação IDL.

Os requisitos funcionais de um sistema são geralmente divididos em dois grupos: os requisitos de usuário e os requisitos de sistema. Os requisitos de usuário são aqueles que descrevem o que o usuário pode fazer com o sistema, enquanto os requisitos de sistema são aqueles que descrevem o que o sistema deve fazer.

Os requisitos funcionais de um sistema podem ser representados por meio de casos de uso. Um caso de uso é uma representação textual de um requisito funcional de um sistema, que descreve um conjunto de ações que o sistema deve realizar para que o usuário possa executar uma tarefa.

Os requisitos não funcionais de um sistema podem ser representados por meio de restrições. Uma restrição é uma representação textual de um requisito não funcional de um sistema, que descreve uma limitação do sistema.

Requisitos relacionados